quinta-feira, 26 de abril de 2018

Corpo-Seco é o novo monstro da Calafrio

Capa da nova edição.
A edição 59 da revista Calafrio traz uma história em quadrinhos sobre o corpo-seco, um personagem do Vale do Paraíba. Segundo o roteirista Rogério Faria, de Paraibuna, não se trata de uma lenda: "A HQ Dias Secos é baseada numa história real, contada pelo saudoso Dito Lúcio, um cidadão muito querido na cidade". A história tem desenhos do profissional Raimundo Guimarães, que teve passagens pela Globo, Abril e Turma da Mônica. 

Corpo-seco em Paraibuna tem nome e sobrenome de família ainda presente na cidade. "Foi um segredo passado pela minha avó que jurei não revelar", conta Rogério. "Quando vivo, ele era um homem muito mau, batia até na própria mãe. Morto, foi rejeitado pelo céu e pelo inferno. Nem a terra aceita seu corpo, de modo que é levado a local bem distante da cidade e deixado lá, onde fica a definhar e assombrar as pessoas". 
Página da HQ Dias Secos

Rogério já tem outros projetos com a assombração. "O Corpo-Seco é um personagem fantástico e nosso, que merece figurar na galeria dos monstros clássicos, como o vampiro, o lobisomem e o monstro de Frankenstein", revela. 

A revista traz ainda um caso de Ivan Lima sobre zumbis durante as lutas entre Lampião e as volantes nos tempos do cangaço clássico. O experiente roteirista Gian Danton, com os desenhos de Fábio Vermelho, expõe a vida do psicopata Charles Manson. E, num resgate de HQs clássicas, o mestre Rodolfo Zalla reimagina a volta do E.T. - O Extraterrestre para a Terra. Para fechar, outra história de Gian Danton, agora no traço de Bené Nascimento, a impactante Refrão de Bolero. 

Página da HQ Dias Secos
Também vale destacar, entre as diversas seções, Sidemar Castro comentando o clássico Noite dos Mortos Vivos, uma matéria especial sobre os 200 anos de Frankenstein, uma crônica do quadrinista Luiz Saidenberg e uma matéria sobre Fernando Ikoma, artista plástico, ganhador do troféu HQ Mix, com passagem pelo Judoka, da EBAL. 

A clássica revista Calafrio aterroriza os leitores desde o início da década de 80. Está em nova fase sob a batuta do editor Daniel Saks,  com diagramação de Sidemar de Castro. A edição nº 59 tem 52 páginas no formato 20,5 x 28cm ao preço de R$15,00. Ela pode ser adquirida no site da loja Comix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário