segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Balões nos quadrinhos


 Balões surgem, geralmente, para dar ao leitor a ilusão do som. A visão é o sentido pelo qual todas as demais sensações são transmitidas nos quadrinhos.

O balão, com uma setinha ou pequenas bolinhas que apontam para o personagem, é forma como ele se comunica com o mundo e com a gente. São tão importantes que, na Itália, são sinônimos de HQ, os fumetti, ou fumacinhas.

Há vários tipos: o balão de tracejado contínuo simula a fala normal, o serrilhado é o sussurro, o dentado é grito, ou voz mecânica, como TV, e, na forma de nuvenzinha, tem-se o pensamento. Outros traços ainda podem simular outras sensações, conforme a criatividade do quadrinista, como um traçado ondulado representando um desprezo na fala por outro personagem ou em forma de coração, simulando amor.

Dentro dos balões, o tipo de fonte utilizado nas letras ainda podem reforçar a ideia do traço do balões. Fontes pequenas, maiúsculas ou negritadas podem dar a noção de volume ou tom da voz. Ou fontes rebuscadas imitando o estilo de falar diferenciado de um personagem por exemplo, um francês.

LEIA TAMBÉM
O quadrinho nos quadrinhos
Roteiro para quadrinhos
Conhecendo a Fundação Cultural

4 comentários: