segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O primo pobre dos manuais


 Este livro é leitura obrigatória para quem quer trabalhar com roteiro. Ele trata da construção desse instrumento de uma forma livre, diferentemente do manual do Syd Field, que traz espécies de fórmulas prontas para o ofício.

Leandro Saraiva e Newton Cannito, nesse autodenominado “Manuel, o primo pobre dos manuais de cinema e TV”, trata de um jeito muito bacana de coisas abstratas como ideia e originalidade. É como se fosse o manual para a etapa pré-escrita.

Assim, ele traz discussões de como se preparar para escrever, de onde tirar ideias, de descoberta mesmo: Por que fazer esse filme (ou essa HQ)? E vai discutir temas como os “reinos” do drama, projeto, a estrutura de três partes, as curvas dramáticas, ritmo, as linhas dramáticas até a construção de uma cena.

Não é um livro específico para roteiro de quadrinhos, mas, por não se limitado à estrutura audiovisual, traz conceitos que ajudarão muito o quadrinista. Livros mais esquemáticos, como o do já citado Syd Field são muito importantes para se refletir a técnica. Porém, são livros como este, de Saraiva e Cannito, que nos fazem buscar a arte.

Autor: Saraiva, Leandro; Cannito, Newton
Editora: Conrad
2004
Categoria: Artes / Cinema
231 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário