O tamanho do requadro, ou do quadrinho, também é recurso para
buscar sensações no leitor. O quadro minúsculo pode ser usado para
buscar algo mais intimista, solidão, além de detalhar determinado
aspecto da imagem. Já o quadro maior pode servir, além de situar o
leitor no espaço, para impactá-lo.
Splash page de The Spirit, de Will Eisner |
Daí temos as “splash pages”, requadros de página inteira. Um
quadrinho do tamanho da página. Geralmente ela tem duas utilidades,
fisgar o público ou criar impacto.
Para fisgar o público, a “splash page” é utilizada na primeira
página dos quadrinhos, ou ainda, ou logo depois de uma ou duas
páginas. A ideia é conquistar o leitor pela curiosidade, levando-o a
pensar o que levou àquela cena ou que vai acontecer em seguida:
“Como ele morreu?” “Como o herói vai escapar?” Essa primeira
página pode também ter uma funcionalidade puramente plástica,
oferecendo um quadro tão belo que conquiste o leitor a continuar,
como costumava fazer Will Eisner. A ideia é que algo grandioso e
dramático leve o cara que está folheando a hq nas bancas a comprá-la.
Como impacto, a “splash page” surge a qualquer momento na HQ,
podendo ocupar, inclusive, duas páginas. No meio da história, ela
tem geralmente o intuito de situar o
leitor num cenário grandioso, por exemplo, ou mexer com as emoções
numa grande cena de ação, terror, amor.
O importante é ter consciência que esses recursos devem estar em
função da história que se está contando. Use com moderação.
Eles não têm a função de salvar uma história ruim.
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