sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Splash pages nos quadrinhos


 O tamanho do requadro, ou do quadrinho, também é recurso para buscar sensações no leitor. O quadro minúsculo pode ser usado para buscar algo mais intimista, solidão, além de detalhar determinado aspecto da imagem. Já o quadro maior pode servir, além de situar o leitor no espaço, para impactá-lo.
Splash page de The Spirit, de Will Eisner
Daí temos as “splash pages”, requadros de página inteira. Um quadrinho do tamanho da página. Geralmente ela tem duas utilidades, fisgar o público ou criar impacto.
Para fisgar o público, a “splash page” é utilizada na primeira página dos quadrinhos, ou ainda, ou logo depois de uma ou duas páginas. A ideia é conquistar o leitor pela curiosidade, levando-o a pensar o que levou àquela cena ou que vai acontecer em seguida: “Como ele morreu?” “Como o herói vai escapar?” Essa primeira página pode também ter uma funcionalidade puramente plástica, oferecendo um quadro tão belo que conquiste o leitor a continuar, como costumava fazer Will Eisner. A ideia é que algo grandioso e dramático leve o cara que está folheando a hq nas bancas a comprá-la.
Como impacto, a “splash page” surge a qualquer momento na HQ, podendo ocupar, inclusive, duas páginas. No meio da história, ela tem geralmente o intuito de situar o leitor num cenário grandioso, por exemplo, ou mexer com as emoções numa grande cena de ação, terror, amor.
O importante é ter consciência que esses recursos devem estar em função da história que se está contando. Use com moderação. Eles não têm a função de salvar uma história ruim.

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