terça-feira, 22 de outubro de 2019

Exposição Virtual Marighella #LIVRE

 
De 4 a 8 de novembro acontece a exposição virtual Marighella #LIVRE no Facebook. Organizado pelos quadrinistas Rogério Faria e Ricardo Sousa, o evento reúne outros artistas que buscam dar sua contribuição para o resgate da memória de Carlos Marighella na semana de 50 anos da sua execução pela ditadura civil-militar.
 
O catálogo da exposição é uma das recompensas da campanha de financiamento coletivo no Catarse da revista de mesmo nome. Caso a meta extra de R$ 10 mil em apoios seja atingida, todos receberão gratuitamente um exemplar com as obras participantes. No site da campanha, também serão disponibilizadas para aquisição originais e prints autografados da exposição.
 
A história em quadrinhos Marighella #LIVRE, com roteiro de Rogério Faria e desenhos de Ricardo Sousa, se passa na década de 30, durante a ditadura de Getúlio Vargas, quando, com apenas 24 anos, o militante comunista foi preso e cruelmente torturado para entregar seus camaradas. Apesar de o guerrilheiro ser mais lembrado pela sua luta contra a ditadura dos anos 60, há muito ele já incomodava as autoridades.
 
Para participar da exposição virtual Marighella #LIVRE, inscreva-se no evento no Facebook https://www.facebook.com/events/3295584323815317/
 
E apoie a revista no Catarse e ajude a imprimir o catálogo: http://catarse.me/marighella
 
- Alguns dos nomes já confirmados 
Bira Dantas
Campinas - SP
Chargista sindical e quadrinista desde 1980, faz parte da AQC-SP (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas). Publicou em revistas como Pântano, Tralha, Porrada, Bundas e jornais. Ilustrou livros e é professor de caricatura na Pandora (Campinas).
 
Bruno Marcello
Salvador - BA
Artista visual e designer gráfico, ilustrou dezenas de livros, revistas, trabalhos publicitários, além de ter suas obras autorais expostas no Brasil e no exterior. É um dos autores da HQ Cidade Motor (2016).
 
Daniel Cesart
Salvador-BA
Formado em artes visuais, escreveu e desenhou histórias curtas para a coletânea Máquina Zero, vol. 1 e 2. Letreirou a revista Never Die Club, vol. 1 e 2. E diagramou a revista Contos dos Orixás.
 
Denis Mello
Niterói - RJ
Quadrinista, ilustrador, tatuador, bebedor e contestador, autor das obras Beladona e Teocrasília. Vencedor do Troféu HQ Mix.
 
Felipe Manhães
Rio de Janeiro - RJ
Arquiteto e quadrinista, em 2017, já sócio da Wendy Game Studio, desenvolveu o roteiro e arte da primeira HQ do estúdio.
 
J.V. Santos
Rio de Janeiro - RJ
Artista plástico, designer gráfico e quadrinista, é o criador do blog Rabiscos Enquadrados onde publica tirinhas e quadrinhos todos os dias falando da vida, sentimentos e tudo mais.
 
Lóes
Campinas - SP
Desenhista, ilustrador, grafiteiro, educador e propenso quadrinista. Militante de esquerda e ativista de diversos movimentos sociais.
 
Marcel Trindade
Porto Alegre - RS
Nascido em 1985 na cidade de Pelotas, trabalha com ilustração e animação desde 2008. Adora cinema, música e cultura pop em geral.
 
Marcos Venceslau
São Paulo - SP
Organizou o coletivo de quadrinhos Mafagafos no ABC, participou do Grupo Subterrâneo, também como editor, e do Coletivo Quarto Mundo; participou da organização do Salão de Humor de Santo André e foi jurado do Proac. É um dos organizadores do Prêmio Ângelo Agostini.
 
Phill Zr.
Paraibuna - SP
Capista da revista Marighella #LIVRE, iniciou suas atividades artísticas através da música e do desenho. A partir de 2013, passou a se dedicar profissionalmente à pintura. Atualmente, divide-se entre a música e as artes plásticas.
 
Rai Guimarães
São Paulo - SP
Desde 1991 publicou revistas Porrada e Astronauta e roteirizou.  personagens como Zé Carioca e Menino Maluquinho. Hoje faz roteiros para Turma da Mônica e atua como desenhista e professor de desenho. É também o criador do personagem Galo Costa.
 
Ricardo Sousa
São Paulo-SP
Desenhista de Marighella #LIVRE, já atuou no mercado norte-americano, desenhando as graphic novels Clarity e Whiplash em 2015 e 2016. É criador do personagem ZéMurai, com duas publicações, 2017 e  2018, e coautor de O legado: Vudakol (2018).
 
Sunça
Belo Horizonte - MG
Ele criou o Botamem, que tem, além de animações, tiras e cartuns no jornal Super Notícias. Lançou três hqs e é o autor da série online Genô Vs Gertrú, já lançada em gibi. Tem um podcast, escreve críticas de cinema, contos e crônicas de humor.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário