terça-feira, 13 de novembro de 2012

O roteiro de Astronauta – Magnetar

Astronauta - Magnetar
 Em Astronauta – Magnetar, da Panini, Danilo Beyruth traz a versão para adultos do famoso aventureiro especial criado por Maurício do Sousa. O álbum é o primeiro de uma nova série, a Graphic MSP, que tem por proposta entregar personagens da Turma da Mônica a autores nacionais com certa dose de liberdade criativa.

Além dos belos desenhos de Beyruth, e da cores de Cris Peter, o autor demonstra, mais uma vez, um ótimo domínio da narrativa, nos brindando com um roteiro redondo e cheio de saídas criativas.

Em torno de 70 páginas, ele explora a multidimensionalidade do Astronauta, isolado no espaço investigando o fenômeno astronômico do título. A HQ consegue ser explicativa e emocionante, com boas piadas, ao explorar principalmente os efeitos da solidão do protagonista.

Há ótimas passagens a serem citadas, como a do aerolito, que consegue transmitir o silêncio e a “velocidade” da cena. E claro, a ótima passagem de tempo na sequência da rotina do Astronauta. É uma cena pura de HQ, daquelas que valorizam a linguagem, pois ela não pode ser reproduzida da mesma forma em nenhuma outra mídia: cinema, literatura, por exemplo.

Enfim, um roteiro bem amarrado, com sacadas brilhantes, numa ótima história.

LEIA TAMBÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário