sábado, 5 de maio de 2012

O casamento de desenho e roteiro em Gen - Pés descalços


Um bom casamento de desenho e narrativa/roteiro é a obra Gen – Pés descalços, de Keiji Nakazawa. O mangá é uma pseudo-biografia, inspirada nas vivências do próprio autor, e acompanha o dia a dia de uma criança em Hiroshima desde antes da explosão da bomba atômica até alguns anos depois.

Gen e um sobrevivente da explosão da bomba atômica
A história traz momentos horríveis, como os momentos seguintes à explosão da bomba, com pessoas queimadas e com a pele derretendo, ainda vivas, e a morte da família do protagonista queimada nos escombros da casa. Tudo pelo ótica de Gen. Realmente, não há como não se emocionar em algumas sequências ou não se revoltar com a estupidez e crueldade do homem em outras. É uma HQ que merece ser lida para não esquecermos desse triste e horrível episódio, ainda recente.

Mas, surpreendentemente, é uma história alegre, positiva, cheia de esperança. Gen passa por momentos de dor insuportável, mas consegue superá-los, se manter forte e, ao mesmo tempo, uma criança. Aí entra o que eu queria falar do desenho.

O traço de Nakazawa remete a uma HQ infantil que contrasta com a densidade dramática de alguns momentos. Olhos grandes, expressões exageradas, desenho limpo, paralelo a um cenário bem detalhado. E esse desenho nos faz sentir a história do ponto de vista da criança que é Gen. A arte nos faz passar por momentos de grande sofrimento, com vísceras escapando de pessoas vivas, bebês e familiares morrendo, preconceito, e sairmos mais fortes de outro lado, ainda capazes de rir e nos divertir com as traquinagens típicas da infância. O desenho nos faz ver todo o horror da guerra como uma criança, como Gen.
Gen presencia seu pai e irmãos morrerem queimados.
Volume 4

Talvez um traço mais realista, nos causasse um certo distanciamento da vivência do personagem, atingindo outro efeito. Ao invés de vivermos a HQ como uma criança, saíriamos adultos chocados, a ponto de desistirmos da nossa raça.

Uma HQ chocante, de uma sensibilidade ímpar.

Força, Gen! Vamos conseguir passar por isso juntos.


A série de 10 volumes está sendo lançada pela editora Conrad, e já está no quarto número.


Leia Também

2 comentários:

  1. Comprei os 10 volumes pela amazon, ja que nao paga impostos de livros, nao tem cortes, e na epoca tinha parado no 4 aqui no brasil. Linda historia, principalmente do tio azucrinado pelas sobrinhas. Quase chorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, a HQ é linda mesmo. Estou conhecendo ela agora, nessa nova coleção da Conrad.

      Obrigado por participar.

      Abraço.

      Excluir