domingo, 29 de abril de 2012

Mestres dos Quadrinhos na comemoração da primeira mostra internacional


Primaggio será homenageado na 24ª HQ Mix
O MUBA – Museu de Belas Artes de São Paulo – celebra os  51 anos da primeira mostra internacional de quadrinhos realizada no Brasil na Quadrinhos'51. Além de exposição de itens da coleção particular de Álvaro de Moya e outros originais, conta com uma série de atividades programadas com Álvaro de Moya, Primaggio Mantovi, Rodolfo Zalla, Gonçalo Junior, Sidney Gusman e outros.


Neste fim de semana (24/8), num bate-papo mediado pelo jornalista Francisco Ucha, e no auditório o especialista em HQ Álvaro de Moya, Primaggio Mantovi contou os bastidores da produção editorial dos HQ a partir da década de 50 até o fim do século passado. Primaggio, sempre surpreendente, revelou como o cowboy espanhol Gringo, no traço de Suso Peña Rego, virava o Cavaleiro Negro nas mãos de Walmir de Amaral. Vejam mais aqui.

Após o debate, numa mesa de bar na Joaquim Távora, Alvaro de Moya, Primaggio Mantovi, Francisco Ucha, Fernando Ventura, desenhista e colorista, e eu enveredamos num bate-papo que, além dos quadrinhos, bastidores da Abril, passou por Walt Disney,  Machartismo, Hollywood, política nacional, teleteatro e, até, o gol mais bonito do Pelé.

Livro de Moya sobre a exposição
Desses encontros percebe-se que a fase áurea dos quadrinhos brasileiros ficou para trás. Na concorrência com as novas mídias, e com o nosso desapreço pela leitura, dificilmente essa mídia recuperará aquela projeção. Mas isso não tira o brilho nos olhos dos apaixonados por essa arte, tanto dessas lendas vivas, com suas deliciosas memórias, e dos novos autores, com suas experimentações.



2 comentários:

  1. Sempre "em cima do lance", né Roger? Obrigado por vir de tão longe só pra prestigiar a minha palestra... E sobretudo por não entrar em detalhes sobre o papo, de bastidores, proibido para menores... E alguns maiores também! Abração, Primo
    Por Primaggio Mantovi

    ResponderExcluir
  2. Primo, é uma honra podermos conversar. Quanto aos detalhes, são só para quem está in loco!

    Abraço.

    ResponderExcluir