quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O quadrinho nos quadrinhos


Will Eisner, Nova York

A vinheta é cada quadrinho. Seria a menor unidade na contação de uma HQ. Nela, cabe uma cena. É o autor que seleciona uma imagem em específico, ou várias, que o ajudará a contar a história.

Numa HQ, um quadrinho pode tanto conter um instante congelado no tempo, igual a uma fotografia, como pode simular um período de tempo longo, por exemplo, uma discussão com argumentações e contra-argumentações, vários acontecimentos de uma festa, ou alguém fazendo diversas coisas em tempos diferentes. Coisas que uma cena de filme não é capaz de fazer.

O Pequeno Ninja
A vinheta pode ter moldura, também chamado de requadro, ou não. E a moldura não precisa ser quatro linhas retas, e também com variações de tamanho, ela pode passar diversas sensações como tensão, barulho, pensamento, flashback, sonho. Cenários e personagens podem "sangrar" ou vazar pela moldura, como a tentar um contato com o mundo real. Outras características únicas, que não deve ser usada aleatoriamente.

A sucessão de cenas que tenham ligação no tempo, espaço ou tema, formam uma sequência ou montagem. E criam a ilusão que a história está acontecendo.


Leia também

Nenhum comentário:

Postar um comentário