quinta-feira, 12 de abril de 2012

Os ganchos em The Walking Dead

 
Os mortos-vivos, de Robert Kirkman
     Os Mortos-Vivos, de Robert Kirkman, publicada no Brasil pela HQM Editora, é a melhor série que tenho acompanhado. Kirkman, além de outras qualidades como roteirista, mostra-se um exímio construidor de personagens e ganchos.

     Ganchos são sequências sem um final, que exigem uma resolução posterior. Ela tem a função tanto de movimentar a história, já que ela terá uma conclusão em algum momento, como tem o papel de manter ou aumentar o interesse do leitor pela trama. No fim de uma edição de uma série mensal, pode ser aquela hora em que o super-herói está preso numa armadilha mortal; tem-se o gancho para a próxima edição: ele vai morrer ou não? No meio de uma história pode ser, por exemplo, o desparecimento de um personagem: ele está vivo ou morto?

     Voltando aos mortos andarilhos, não há como não nutrir algum sentimento, amor ou ódio, pelos personagens que surgem na saga. E é esse envolvimento que nos faz querer saber o que vai acontecer com eles, torcer a favor ou contra. Daí, a emoção que eclode em cada gancho. Ainda mais quando Kirkman é tão impiedoso com suas próprias crias.Você não consegue parar de ler até acabar. De um fôlego só. O final do volume 7, por exemplo, foi fantástico. A vontade que deu era achar as edições americanas para saber o que aconteceria com o ataque ao presídio.

     Às vezes o roteirista erra a mão. Neste volume 8, que acabou de sair nas bancas, ele nos dá uma gancho, envolvendo a Michone, que não surpreende. Sabemos o que vai acontecer. Em outra parte, o que nos Estados Unidos foi um gancho entre edições, ele coloca aquela auxiliar de médico, nova na série, numa situação com a esposa do Rick que gera um falsa expectativa. Algo no estilo do "era tudo um sonho" (ou um clone). São ganchos desnecessários, ou mal feitos.

     De qualquer forma, a série mantém o fôlego e a capacidade de empolgar. Neste último volume, o oitavo, Kirkman provou, sem dó, do que é capaz. Ninguém é insubstituível, como prega a velha máxima. Quem não leu, está perdendo.

     Os Mortos-Vivos - Volume 8 - Nascidos para Sofrer (160 páginas, formato 16,5 x 24 cm, R$ 34,90). Arte de Charlie Adlard e tons de cinza de Cliff Rathburn.

      Compre o primeiro álbum - Dias Passados - na Livraria Saraiva.

     Esse oitavo volume encerra o arco antagonizado pelo Governador. The Walking Dead - Ascensão do Governador é um livro recém lançado com co-autoria de Robert Kirkman contando a origem desse grande vilão. Adquira aqui na Livraria Saraiva.

Leia Também
Tema nos quadrinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário